quinta-feira, 17 de maio de 2012

Falando de leader de fluorcarbono


Com a facilidade de se adquirir linhas de flourcarbono para a confecção de leaders, fica a pergunta, qual a bitola e que tamanho deve ter o leader?

Após contato por e-mail com Daniel Galhardo, do Tenkara USA, fui informado que a bitola ideal é entre 0,32mm e 0,38mm, já o comprimento vai depender do local onde estamos pescando, e a que distância queremos colocar nossa mosca.

Em lugares apertados, deveremos usar a combinação de leader+tippet igual ao comprimento do caniço, sendo que o tippet deverá ter, neste caso específico, uns 60cm no máximo.

Caso queiramos atingir distancias maiores, podemos usar um leader de 1,5x a 2,0x o comprimento da vara, somando-se a esse valor o comprimento do tippet.

Segundo informações colhidas na internet, o Dr. Ishigaki chega a usar leader+tippet com um comprimento de 9,00m, sendo isto é facilmente comprovado em seus vídeos.

Uma boa opção de montagem para se iniciar, é usarmos um leader com o mesmo comprimento da vara, acrescido de um tippet de 1,50m. Como se pode ver na figura abaixo, com uma vara de 3,30m (11’) e um tippet de 1,50m, poderemos facilmente atingir uma distância de 6,7m. Usando um leader de 2x o comprimento da vara (Line: 3.3m x 2 = 6,6m), a distância a ser atingida passará a ser de 9,3m.





Que nó usar?

Como atar uma mosca ao tippet com segurança e simplicidade?
Para isso temos alguns nós muito bons, confiáveis, e fácies de serem dados.
Abaixo temos o exemplo de três nós, extraidos de um artigo do site Westfly Fishing.


Dulcan loop (ou Uni-Knot)



Clinch Knot




Double Turle Knot




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma volta ao passado

Recebi um e-mail do amigo Medeiros, de Maceió - Alagoas, falando para que em assistisse um vídeo no Youtube.

O vídeo é um documentário escrito e narrado por James Prosek, baseado em um antigo livro, que teve a sua 1ª edição em 1653, intitulado "The Complete Angler", de Izaak Walton.

Conforme comentário de Harold Bloom, no trout site:
 "... Como sênior na Universidade de Yale, James Prosek ganhou uma bolsa de viagem para seguir os passos de Izaak Walton, autor do século XVII do The Complete Angler. O livro se tornou sua obsessão e ao longo de sua peregrinação através da Inglaterra, fez amigos e pescou onde Izaak Walton havia pescado há mais de três séculos. Britânicos de todas as classes sociais abriram suas casas para Prosek, tornando possível a ele pescar em águas agora privadas. Prosek adota a filosofia de Walton como sua, a de viver com humor, sabedoria, contentamento e simplicidade.
Em 2002, o livro foi transformado em um documentário para a televisão, e ganhou o prêmio Peabody James.”


Trata em sua maior parte da pesca com mosca, mas não pense que você vai assistir a um filme massante ensinando arremessos, nós e atados, usados em 1653. Nada disso, o vídeo vai muito alem, tentando capturar a essência da pesca, e a magia dos lugares onde é realizada.

É um vídeo de rara beleza de imagens e conteúdo, filmado na Inglaterra, que deve ser visto e revisto.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Minha primeira Kebari

Estava separada por aqui a primeira Kebari que atei.

Resolvi "imortaliza-la".

Considero-a o marco de passagem para o aprendizado de mais uma modalidade de pesca, a "Pesca com mosca" na modalidade Tenkara.
Ela foi atada em um anzol modelo Maruseigo nº 10, da Marine Sports.

Quantos se arrependeram por ter não ter guardado a primeira mosca que atou?

Ufa........ Salvei a minha.









Como amarrar o tippet a um leader de fluorcarbono

Pescar com linhas de fluorcarbono é uma boa opção pois, podemos fazer nós mesmos leaders com diversos comprimentos, e depois é só colocar o tippet variando seu tamanho de 60cm a 120m (em média), ou até mais.

Mas como amarrar o tippet ao leader?

Uma maneira simples de fazer isso é:
- dar um nó "oito", ou um nó "bolinha", no fim do leader.
- fazer um loop com nó deslizante no tippet, que tanto pode ser o nó abaixo ou um Uni-knot.
- fixar o tippet no leader, apertando o loop e deslizando-o até o nó dado na extremidade do leader.


Uni-Knot



sábado, 12 de maio de 2012

Atando uma Kebari

Apesar de ser fácil de atar uma Kebari e uma Sakasa Kebari (reverse hackle), sempre é bom ter um bom vídeo para consulta.

Este vídeo de Daniel Galhardo, fundador do Tenkara USA, é muito bem feito e com uma qualidade incrível. Nele você pode tirar todas as suas dúvidas de atado.






Créditos: Tenkara USA

Chamo especial atenção para a confecção do hackle, que apesar de simples tem seus segredos

Dicas práticas:
- Se você atar o hackle com a base da pena virada para o olhal do anzol, a pena deverá ser fixada com sua curvatura voltada para cima, no estilo do Dr. Ishigaki;
- Se você atar o hackle com a base da pena virada para a curvatura do anzol, como no vídeo acima, a pena deverá ser fixada com sua curvatura voltada para baixo.

Desta forma, ao levantarmos a pena e a girarmos em volta da haste do anzol, o hackle ficará voltado ligeiramente para o olhal do anzol.

Repare no vídeo acima que o Daniel Galhardo apesar de iniciar a fixação da pena com sua curvatura para cima, ele deixa a pena rodar até que fique voltada para baixo.


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Formiga de EVA

Nem só de Kebaris vive a Tenkara.

Tenkara é um método de pesca com mosca simples e eficiente, mas não devemos nos prender a usar apenas Kebaris ou Valsesianas.
A maioria das iscas de pequeno porte usadas na pesca de fly podem, e devem, ser usadas na Tenkara.
Temos que usar o bom censo e observar o local de pesca, para identificarmos o que o peixe pode estar comendo no momento. Estar atento a horário é importante, pois ao entardecer os mosquitos começam a povoar os lagos, e neste caso as Kebaris são uma boa pedida.

Uma boa opção de isca é a formiga, feita a partir de uma tira de EVA em folha, na cor preta, com um hackle entre o corpo e a cabeça.





Ela é muito fácil de ser feita, e muito eficiente, não pode faltar em seu pequeno estojo de pesca


Material utilizado
- anzol Akita Kitsune dourado nº 8
- uma tira de EVA na cor preta, com largura de 0,5mm e 2mm de espessura
- pena para hackle, que por falta de penas na cor preta usei lilás
- fio de atado UNI-Thread 6/0, na cor preta
- esmalte incolor cremoso da Colorama, para aplicar no nó (simples e eficiente)

Experimente, você não vai se arrepender.


Kit de atado no estojo


Se os japoneses e italianos atam kebaris e valsesianas com as mãos, posso dizer sem medo de errar que, para a prática de Tenkara, este kit atende perfeitamente as nossas necessidades.

É tão simples como a modalidade de pesca, prático e leve, de fácil transporte e bem completo.



Adquiri este kit na loja virtual do “Pesca na Mosca”, com o Rafael, e nele vem originalmente:
- morsa fixa
- bobbin pequeno
- bobbin grande
- whip finisher matarelli rotativo
- bodkin
- tesoura
- hackle plier
- hair stacker
- bobbin threader

Alem dos item que compõe o kit padrão, o meu ainda tem:
- Thompson whip finisher large
- hackle plier giratório grande




Tudo vem acondicionado em uma em uma maleta pequena, a qual possui 3 compartimentos porta objeto, onde você pode colocar umas cartelas de anzóis, rolos com linhas de diversas cores, um rolo de lead wire, um frasco de "head cement" ou similar, plaquinhas de EVA em diversas cores, etc....

As penas para atado aconselho se sejam levadas acondicionadas em um saco plástico, solto no meio da bolsa, pois amassariam muito se colocadas em um dos compartimentos.

Com o equipamento acima, você poderá atar kebaris, formigas de EVA, e mais algumas moscas simples para pescar com sua Tenkara.



Fica aqui a idéia para que quer ter um kit simples e barato, que lhe atenda em casa e em viagens.