quinta-feira, 17 de maio de 2012

Falando de leader de fluorcarbono


Com a facilidade de se adquirir linhas de flourcarbono para a confecção de leaders, fica a pergunta, qual a bitola e que tamanho deve ter o leader?

Após contato por e-mail com Daniel Galhardo, do Tenkara USA, fui informado que a bitola ideal é entre 0,32mm e 0,38mm, já o comprimento vai depender do local onde estamos pescando, e a que distância queremos colocar nossa mosca.

Em lugares apertados, deveremos usar a combinação de leader+tippet igual ao comprimento do caniço, sendo que o tippet deverá ter, neste caso específico, uns 60cm no máximo.

Caso queiramos atingir distancias maiores, podemos usar um leader de 1,5x a 2,0x o comprimento da vara, somando-se a esse valor o comprimento do tippet.

Segundo informações colhidas na internet, o Dr. Ishigaki chega a usar leader+tippet com um comprimento de 9,00m, sendo isto é facilmente comprovado em seus vídeos.

Uma boa opção de montagem para se iniciar, é usarmos um leader com o mesmo comprimento da vara, acrescido de um tippet de 1,50m. Como se pode ver na figura abaixo, com uma vara de 3,30m (11’) e um tippet de 1,50m, poderemos facilmente atingir uma distância de 6,7m. Usando um leader de 2x o comprimento da vara (Line: 3.3m x 2 = 6,6m), a distância a ser atingida passará a ser de 9,3m.





Um comentário:

  1. Costa, ótimo post!
    Eu daria apenas uma sugestão de linha fluor 0.28 mm pra usar com iscas diminutas e pescar lambarís e outros peixes muito pequenos ou ariscos como as tilápias.
    Com linha mais fina a apresentação se torna muito mais suave.
    Claro que pra arremessar uma linha tão leve a vara também tem que ter uma ação suave tipo 5:5...
    Abraço.

    ResponderExcluir